quinta-feira, 2 de abril de 2020

RELEASE DA EXPOSIÇÃO.


Junk Yard
A palavra vem do inglês e significa “depósito de lixo” definindo local onde é jogado fora aquilo que não tem mais utilidade. Nossa sociedade é prodigiosa em produzir mais e mais objetos, e também seus significados que, no entanto, terão uma existência efêmera, repetindo o ciclo do fascínio pela novidade, o uso e abuso e o descarte. Assim produzimos toneladas de coisas cujo significado se esvai como água pelo ralo.
A exposição com titulo “Junk Yard” propõe uma reflexão sobre este ciclo que culmina na acumulação de objetos despidos de seu caráter utilitário, mas que ainda existem fisicamente ás vezes ocupando apenas o vazio de significados e significantes que, a bem da verdade, não conseguem trazer mais nenhum, porque já não o têm.
Assim, veículos, arquiteturas e até vidas despidas de utilidade e dignidade, transformam-se em meras lembranças de qualquer coisa chamada humanismo. Vimos isto em Chernobyl, nas guerras do Oriente Médio e em Brumadinho, onde vidas se tornam insignificantes, e até mesmo um estorvo á algo dito maior, mas que na verdade é emblema da própria pequenez.
Portanto, convido-os á reflexão a partir destas imagens que tentam falar destes campos de lixo que contém os resquícios daquilo que ainda chamamos civilização!

Ramón Brandão - dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário